A GUERRA É CONTRA MIM
- Matheus Ribeiro
- 17 de mar.
- 2 min de leitura

Quem não tem autocontrole é como uma casa com as portas e janelas caídas. Provérbios 25:28 (A Mensagem)
Você aceitaria morar em uma casa que não tem portas e nem janelas de proteção?
Será que, se fosse um convite para você participar de um reality show, valendo R$1.000.000,00 para ficar morando um ano em uma casa sem proteção e em local público, você aceitaria? Talvez poucos se arriscassem, com certeza, a maioria das pessoas não aceitaria.
A grande questão é: Ninguém se sentiria seguro em morar em uma casa sem portas e janelas para se proteger. É engraçado perceber como uma porta e uma janela são tão importantes quanto as paredes e alicerces de uma casa.
Imagine uma casa sem portas ou janelas. Ela fica completamente exposta a tempestades, poeira, ladrões e animais. Não há proteção, nem privacidade, nem segurança. Qualquer coisa pode entrar e sair sem restrições. É exatamente isso que o versículo nos revela sobre a falta de autocontrole.
Sem domínio próprio, nos tornamos vulneráveis a ataques externos e internos. Emoções descontroladas, impulsos momentâneos e decisões precipitadas entram livremente, causando danos profundos. A ira explode sem barreiras, a tristeza se transforma em desespero e a tentação encontra fácil acesso.
O autocontrole é como portas e janelas firmes que nos protegem. Ele não fecha o coração para o mundo, mas permite que escolhamos o que deve entrar e o que deve ser mantido fora. Ter domínio próprio não significa reprimir sentimentos, mas saber direcioná-los da maneira certa, sob a orientação de Deus.
Para conquistar autocontrole em sua vida:
1. RECONHEÇA ONDE VOCÊ PRECISA MELHORAR
Quais áreas da sua vida estão sem portas e janelas? Em quais situações você percebe a falta de autocontrole? É importante você identificar em que área de sua vida precisa de maior atenção e cuidado.
2. BUSQUE SUA TRANQUILIDADE INTERIOR
Após reconhecer as áreas que você precisa melhorar, busque encontrar dentro de você o que te traz paz em momentos “tempestuosos”.
3. TOME DECISÕES ASSERTIVAS
Decida deixar para traz o que tem feito você ficar “desprotegido”. O que falta para sua vida estar equilibrada? Se você falou de imediato: “falta dinheiro”, não é isso que você precisa, pois o dinheiro só consegue comprar o que está em nosso exterior, e não o que realmente precisamos no profundo de nosso coração.
Se você está tentando enfrentar tudo sozinho, permita hoje que Deus fortaleça essas áreas vulneráveis em sua vida. Que suas emoções sejam um ambiente de paz, segurança e sabedoria. Viva de maneira leve.
Matheus Ribeiro - Capelão da Faculdade Cristã da Cidade
Comments